quinta-feira, 3 de novembro de 2011

GV terá representante em Brasília!

Como resultado das discussões feitas pelos representantes de Valadares durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude, nós teremos um representante na Conferência Nacional: o delegado Carlos Henrique Viveiros.

Carlos foi eleito com outros 75 delegados representantes da sociedade civil. A 2ª Conferência Nacional de Juventude acontecerá entre os dias entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília.

Conheça os outros delegados que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional de Juventude e também as prioridades de discussão definidas por representantes das juventudes mineira clicando aqui.


Grupos de Trabalho - Conferência Estadual

Durante a Conferência Estadual de Juventude, os delegados representantes de Governador Valadares se dividiram e participaram de diferentes Grupos de Trabalho.

Marcamos presença nos Grupos de discussão:

*Diálogo com o governo;
*Convivendo com as diferenças;
*Prevenção de DST e planejamento familiar;
*Vida saudável e política sobre drogas.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Valadares na Conferência Estadual

Os delegados eleitos durante a 1ª Conferência de Juventude de Governador Valadares contribuíram das discussões da 2ª Conferência Estadual de Juventude de Minas Gerais, realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Araxá. Cerca de 550 jovens, eleitos nas etapas preparatórias e representantes de conselhos de juventude, estavam presentes!

Foram mais de 700 km percorridos! Mas valeu a pena! A participação dos delegados foi fundamental na estruturação das propostas para a Conferência Nacional, que irá acontecer em dezembro, em Brasília. Além disso, os jovens puderam adquirir conhecimento sobre os debates e trouxeram grandes aprendizados para suas comunidades e grupos de trabalho.

Toda a comissão organizadora da Conferência Municipal de Juventude agradece aos que contribuíram para a efetivação do projeto! Em especial ao motorista Rogério, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, que nos guiou com muito zelo!

Foram representantes de Valadares em Araxá:

*Carlos Henrique Viveiros
*Felipe Borges
*Flávia Carvalho
*Geanderson Carlos
*Hannyely Ramos


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cultura e Cidadania

O espaço da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Governador Valadares se tornou em um local de se fazer e se apreciar a cultura. Diferentes apresentações de dança e teatro contribuíram nos debates das juventudes.





Participação numerosa e qualitativa!

450 pessoas! Essa foi a estimativa de público da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Governador Valadares. Ao todo foram 385 credenciados e dezenas de profissionais e visitantes que contribuíram para que a Conferência fosse um sucesso!




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Espaço para a 1ª Conferência de Juventude de GV

A mobilização em prol da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Governador Valadares foi intensa. Tivemos o retorno positivo de boa parte da imprensa, que apoio o trabalho através de divulgação na mídia! Contribuíram nesse processo as equipes da TV Rio Doce, Inter TV dos Vales, TV Leste, Rádio Globo e Diário do Rio Doce!


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Grupos de Trabalho!

Seguindo o modelo nacional, os jovens de Governador Valadares irão se dividir em cinco Grupos de Trabalho (GT's).
Juntos, iremos discutir o que precisa melhor para nós, quanto:


*Direito ao desenvolvimento integral;
*Direito ao território;
*Direito à experimentação e qualidade de vida;
*Direito à diversidade e à vida segura;
*Direito à participação.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Enfim, a PROGRAMAÇÃO:

8h - Café e Credenciamento

9h - Abertura, com palestrantes convidados

11h30 - Aprovação do Regimento Interno

12h – Almoço no local

13h – Grupos de discussão (GT’s)

14h30 – Apresentações culturais e Café

15h – Plenária Final

sábado, 20 de agosto de 2011

Texto base "Diálogo com o Governo"

Definitivamente parecemos ser a herança de uma geração apática a qualquer que seja o problema social. E as explicações são inúmeras: somos filhos de pais que viveram sobre a repressão da Ditadura Militar; somos resultado da mudança social que diminuiu em todo o mundo a força dos movimentos sociais, estudantis, religiosos, etc. Enfim: o que está posto é que não precisamos lutar pelos nossos direitos junto ao Estado. Eles já foram conquistados pelas gerações anteriores.

No entanto, devido à falta de mobilização e participação nos diálogos junto ao Governo, muitas vezes nos esquecemos da importância de eleger representantes e também de intervir em espaços públicos, compartilhando informações e decisões em prol do coletivo.  Exemplo disso é que, no âmbito do executivo e do legislativo a presença da juventude é muito modesta. Segundo a Câmara, apenas 7,6% dos deputados eleitos em 2010 possuíam menos de 35 anos, sendo que apenas quatro têm de 21 e 24 anos e 35 que têm de 25 a 34 anos. Essa situação interfere na criação de pautas e aprovação de orçamentos em prol das políticas e projetos para a juventude.

Por isso é fundamental que os diferentes setores sociais, sejam escolas, igrejas, movimentos, Governo, etc, busquem estimular e garantir meios para o protagonismo dos jovens na cena pública e política. A partir disso, nós jovens teremos a oportunidade de reconhecer a importância de uma efetiva participação no âmbito social, cultural e econômico de nosso país. Com a criação de espaços e projetos que ampliem as oportunidades de diálogo com o Governo, sem dúvida teremos a oportunidade de sermos ferramentas na construção de uma sociedade cada vez mais justa.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Texto base "Juventude, Cultura e Conexão"

Funk, break, capoeira, dança clássica, artes cênicas. Hoje, tudo isso e muito mais já é encarado como partes iguais, que compõe esse grande caldeirão cultural que é o Brasil. Enfim: depois de muitas décadas o apoio à cultura passou a ser uma prioridade dentro das políticas governamentais. Tudo isso graças ao reconhecimento do potencial do setor como ferramenta capaz de contribuir na emancipação social. A cultura deixou de ser vista como um mero elemento de entretenimento ou como símbolo das artes eruditas. Mais que isso: nós jovens temos a oportunidade de sermos agentes protagonistas de manifestações e linguagens artísticas renovadoras e transformadoras do panorama cultural.

Todo esse movimento contribui imensamente para a divulgação da diversidade cultural brasileira, a partir do momento que nós, cidadãos, deixamos de ser apenas consumidores, mas passamos também a ser agentes capazes de produzir cultura. Em vários programas e projetos, que têm como público alvo a juventude, inúmeras são as ações culturais. Também há uma demanda cada vez maior por criação e utilização de espaços e equipamentos culturais, universalização do acesso à cultura, defesa e ampliação do conteúdo nacional produzido e veiculados pelos meios de comunicação.

Portanto, é imprescindível a efetivação de políticas públicas culturais que sejam capazes de democratizar o acesso à produção cultural e também de promover a criação de mecanismos que garantam a circulação da cultura nacional e da produção independente nas tevês, rádios, internet e cinemas, uma vez que a desconcentração desses meios e o apoio à produção regional e nacional nas programações devem estar combinados com a ampliação do acesso da juventude a esses bens e serviços.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

É hora de mostrar interesse político!

Todos aqueles que se sentirem capazes de falar sobre nossas juventudes, no Congresso Estadual, pode se candidatar para uma das 3 vagas de delegados! Aproveite a oportunidade!

Mas atenção: para se candidatar a delegado é preciso credenciar até as 11h, no dia e local da Conferência, e ter entre 15 e 29 anos.

Os que querem ser delegados apenas para eleger os nosso representantes também precisam se credenciar e ter no mínimo 15 anos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Passo-a-passo da Conferência em GV


*Dos debates feitos por nós, vamos estruturar um documento que apresente quais são as principais demandas das juventudes de Governador Valadares.

*Também durante a Conferência faremos a eleição de 3 delegados que irão nos representar na 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.

*A Conferência Estadual vai acontecer em Araxá, nos dias 28 e 30 de outubro.

*Do encontro no triângulo mineiro vamos construir um documento das juventudes de Minas Gerais e levá-lo para a 2ª Conferência Nacional, que vai acontecer em dezembro, em Brasília. 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Juntos, vamos discutir e construir!!!

Durante a Conferência, iremos discutir sobre o DIREITO:

*ao desenvolvimento integral;
*ao território;
*à experimentação e à qualidade de vida;
*à participação;
*à diversidade e à vida segura.



terça-feira, 5 de julho de 2011

Pra coisa sair do papel, é preciso trabalhar!

A 1ª Conferência Municipal de Juventude de GV acontece através da articulação da sociedade civil, em parceira com os diversos programas de nossa cidade ligados à juventude e também com o poder público.

Confira fotos de algumas das reuniões da Comissão Organizadora:







quinta-feira, 30 de junho de 2011

São propostas da a 1ª Conferência Municipal de Juventude, entre outras coisas:

*Reunir as diferentes juventudes de nossa cidade;
*Contribuir na discussão e estruturação de propostas para a melhoria de vida dos jovens valadarenses;
*Facilitar a articulação dos jovens e permitir que eles tenham a oportunidade de serem agentes protagonistas de manifestações e linguagens renovadoras e transformadoras dentro de nossa sociedade;
*Contribuir na construção de propostas a cerca dos direitos da juventude. 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Agenda aeee!

1ª Conferência Municipal de Juventude de GV!

Data: 10 de setembro de 2011 (sábado)
Local: Escola Estadual Diocesano (Rua Juiz João Costa, 3591 – Vila Bretas)
Horário: a partir das 8h
Entrada gratuita

sábado, 30 de abril de 2011

Jovens de GV!!!


A 1ª Conferência Municipal de Juventude de Governador Valadares é o lugar certo para discutir e fazer propostas de melhoria na vida dos jovens.

O que é discutido aqui vai pra Presidenta, pro Governador e pra Prefeita de Valadares.

Durante a Conferência, vamos discutir assuntos importantes do dia-a-dia dos jovens, como EDUCAÇÃO, EMPREGO, CULTURA e outros direitos dos jovens.

Construa conosco!